Alex tem uma estranha história de família que nunca contou para ninguém. Então como Bernardo sabia de tudo?
Miranda, o padrasto de Bernardo, é muito parecido com ele. Adivinha em quê.
Lair não só fala, como conversa e conhece filosofia. Adivinha com quem ele aprendeu tudo isso.
Quando descobriu que Ber adivinhava pensamentos, sua mãe, Rúbia, entrou em pânico. Adivinha a primeira coisa que fez.
Já viu este homem antes? Bernardo também não. Mas hoje ele sabe que se trata de um escritor famoso. Adivinhe qual.
Dani, a namorada de Ber, morou numa casa assombrada. O que ela viu ali, você nunca vai adivinhar...
Therezinha, a avó de Bernardo, conhece todas as vidas que o papagaio Lair já teve. Sabe até como ele aprendeu a conversar. Adivinha como foi.
A professora Elisa pega Bernardo na saída para uma conversa. Adivinha o que ele aprontou dessa vez.
Edissineias, a orientadora educacional do colégio, ao perceber que Ber adivinha pensamentos faz a última coisa que alguém pensaria. Adivinha o quê.
D. Neusa, a diretora da escola, ignora uma premonição de Bernardo, mas se arrepende. Em seguida, faz questão de agradecer pessoalmente a ele. Adivinha o motivo.
PROFESSOR, ENTENDEMOS SEUS DESAFIOS
.
Engajar alunos em reflexões significativas sobre o futuro.
"O Adivinhador" apresenta personagens com quem os adolescentes se identificam facilmente, gerando discussões naturais sobre propósito e identidade.
Encontrar material que conecte diferentes disciplinas
Um livro que serve como recurso tanto para Projeto de Vida quanto para Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol.
Trabalhar competências socioemocionais da BNCC
História que naturalmente desenvolve empatia, autoconhecimento e resiliência.
MATERIAL DE APOIO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES E COORDENADORES
E-books de 8 oficinas criadas pelos autores, complementares à leitura, para enriquecer as aulas da disciplina Projeto de Vida
Possibilidade de aplicação dessas oficinas pelos autores
Versões em inglês e espanhol para aulas de idiomas
OFICINAS PROJETO DE VIDA: “SER DIFERENTE É O QUE NOS TORNA GENIAIS”
Construção do Futuro Ideal
O conselho do papagaio filosófico
O roteiro de Bernardo
Cápsula do tempo virtual – Minhas conexões e metas
RPG Literário – A jornada de Bernardo
Oficina de escrita – Meu dom único
Palestra interativa sobre talentos e propósitos
Oficina simulação ética: futuros possíveis inspirados em O Adivinhador
Sou uma biógrafa roteirista apaixonada pela história de vida de todas as pessoas.
De escrita em escrita, fui tomando gosto e escrevi cartas, poesias, projetos culturais, planejamentos de marketing, livros, peças teatrais, centenas de roteiros institucionais corporativos, muito mais de uma dúzia de biografias.
Fui professora de Língua Portuguesa e os alunos se divertiam nas minhas aulas.
Em 2005 criei minha agência de conteúdo, SMA2, que hoje abriga também a SMA2 Editora, especializada em biografias, que eu chamo de SelfStory.
Atualmente, o meu dia a dia se divide entre o reino mágico do faz de conta e a realidade agitada de uma empresa especializada em variados formatos de conteúdos.
Duas coisas completamente diferentes, mas que dão completo sentido à minha existência.
Autores
Daniel Funes
Escrevo desde meus tempos de aluno do Fundamental 1. Fazia redações na escola e meus professores ficavam impressionados (ou seria desconcertados?) com as ideias malucas que eu colocava no papel.
Só em 1989 comecei a pensar em escrever como uma profissão. Fiz uma oficina com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, um dos melhores autores do Brasil e nesta época conheci o processo de escrita do Loyola e o de muitos outros autores nacionais.
Meu primeiro livro publicado, que hoje virou raridade, foi “Bawakawa, o livro dos objetos inviáveis do futuro”. O livro, lançado em 1998, me rendeu duas entrevistas no programa do Jô Soares. Em 2003, trechos deste livro acabaram sendo comprados pela editora FTD para inserção no livro didático Entre Palavras (2006).
Daí para frente lancei diversos outros livros de ficção e não-ficção, escrevi roteiros para publicidade e conteúdo, fui um dos roteiristas do espetáculo Terça Insana e escrevi o longa metragem “Papai Noel Existe”. Em 2022, ao cursar um mestrado em Literatura e Crítica Literária na Puc, comecei a “estudar” o leitor adolescente e decidi escrever para este público.
Ilustrador
Nill Silva
Adivinha o que vou contar pra vocês?
Com seis anos de idade percebi que vivia com dois artistas bem diferentes, porém muito parecidos. Parecidos por que eram irmãos. E diferentes nas artes.
Enquanto meu tio Geraldo fazia teatro amador e cantava nos programas de rádio, meu tio João era desenhista e cartazista.
A aura desse mundo me seduziu e abduziu e dele não saí mais.
Desde os primeiros traços ensinados por tio João, não parei de buscar outros riscos, pinceladas e canetadas.
Criei e desenhei um suplemento infantil semanal para o jornal ValeParaibano, “O Vale das Crianças”, no Ano Internacional da Criança (1979), grande sucesso na região do Vale do Paraíba. Depois fui desenhar (modelar) calçados infantis na Alpargatas;
Com os Mazons, meus personagens, fizemos a primeira revista em quadrinhos 100% colorizada em computador do Brasil.
Realizei exposições individuais e coletivas de artes plásticas (pinturas, gravuras e desenhos); organizei uma exposição de HQ com quadrinistas de todo Brasil no ano de 2010 e daí para frente mergulhei no mundo editorial, fazendo dezenas de projetos gráficos e direção de arte para romances, livros infantis, biografias de personalidades e empresas.
DIFERENCIAIS
Edição trilíngue
Português, espanhol e inglês.
Perfeito para uso do livro em escolas bilíngues.
FLIM – Ficha de Leitura Interativa Impressa diferente de tudo que seus alunos já viram.
ADOTE “O ADIVINHADOR” PARA SUA ESCOLA
Edição em português – ideal para Projeto de Vida e Língua Portuguesa
Edição em inglês – recurso adicional para aulas de inglês
Edição em espanhol – complemento perfeito para aulas de espanhol
Oficinas exclusivascriadas pelos autores
O programa de oficinas oferece uma experiência educacional imersiva e transformadora, alinhada com as diretrizes da BNCC(Base Nacional Comum Curricular) para o desenvolvimento de competências socioemocionais muito importantes.
Os alunos não apenas aprofundam sua compreensão da obra OAdivinhador, explorando temas como identidade, diversidade e aceitação, mas também desenvolvem habilidades essenciais para o século XXI.
Essas habilidades incluem pensamento crítico (analisando situações e formando opiniões embasadas), criatividade (gerando ideias inovadoras e soluções originais), colaboração (trabalhando efetivamente em equipe) e autoconsciência (compreendendo suas próprias emoções e como elas impactam suas ações).
As oficinas são projetadas para promover o protagonismo juvenil, incentivando os alunos a se tornarem agentes ativos em suas próprias vidas e comunidades.